Pular para o conteúdo principal

DIÁLOGOS PELO MARANHÃO SE ENRAIZA NA REGIÃO TOCANTINA


Na noite da última sexta feira, ocorreu mais uma bem sucedida reunião do movimento Diálogos pelo Maranhão na região Tocantina, reforçando o sentimento de participação popular nos rumos do nosso estado. Davinópolis discutiu suas necessidades e desafios diante do cenário político e se colocou como protagonista na construção de um projeto que contemple suas expectativas, discutindo a boa política, mesmo fora do período de campanha eleitoral. 

Um grande número de lideranças, convidadas pelo anfitrião, o vice-prefeito de Davinópolis, Rubem Lava-jato (PCdoB) e pelos vereadores Neco (PCdoB) e Danúbio (PSB), avaliaram a situação do Maranhão, com foco específico nos desafios da cidade de Davinópolis. O momento foi oportuno onde, pela própria dinâmica das reuniões, o povo se manifesta, colocando sua indignação com a atual situação e se colocando à disposição da construção de um projeto que permita que as políticas públicas cheguem até ao povo. O jovem universitário Infantiego se colocou voluntariamente à disposição para fortalecer a causa, sobretudo, despertando a juventude a essa participação. “Depende de mim, sim. Acredito que minha participação é decisiva nesse processo. Eu tenho esperança de ver a minha cidade tendo oportunidades aqui mesmo. Trabalhar aqui, ter universidade aqui, e não depender de quase tudo de Imperatriz. Eu sei que esse sonho passa pela escolha política. Eu quero fazer parte desse momento”, disse o jovem.
O vice-prefeito Rubem avaliou que é hora de cada pessoa chamar para si a responsabilidade dessa mudança. “Precisamos abraçar essa luta por um Maranhão melhor, com mais oportunidade. É nossa essa responsabilidade. Não podemos ficar de braços cruzados, quando temos força para contribuir nessa mudança de realidade”, disse Rubem. Os vereadores Neco e Danúbio se colocaram à disposição para outras edições do movimento na cidade, levando para diversos bairros e para a zona rural.
O vereador de Imperatriz Professor Marco Aurélio(PCdoB) avaliou que o sentimento de participação do povo é decisivo e é essa a força que nos trará mobilização para uma causa justa, que é a melhoria do nosso estado, fazendo com que as políticas públicas alcancem quem mais necessita. Clayton Noleto, presidente do PCdoB de Imperatriz destacou que as reuniões rotineiras do movimento Diálogos pelo Maranhão estão sendo importantíssimas, tanto para despertar as pessoas à participação, quanto para nos motivar sobre a certeza desse sonho.
O dirigente estadual do PCdoB, ex-candidato a senador, professor Adonilson, reforçou a necessidade da participação de todos nessa luta, pois se trata da definição clara dos rumos do nosso estado e consequentemente de todos nós.
Toda sexta feira o movimento realiza uma reunião na região Tocantina, despertando sobre a importância da participação, avaliando o Maranhão que temos e o Maranhão que merecemos. Próxima sexta será na cidade de João Lisboa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS(CONCURSOS E VESTIBULARES)

HISTÓRIA DO TOCANTINS PROFESSOR: ALESSANDRO GORGULHO
1) DESBRAVAMENTO E POVOAMENTO DA REGIÃO
A partir das Grandes Navegações, iniciadas no século XV, começa a constituição de impérios coloniais na América. Os portugueses, pioneiros no processo das navegações, acabaram por garantir para seus domínios parte das novas terras descobertas através da assinatura, em 1494, do Tratado de Tordesilhas, onde dividiu com a Espanha não apenas as terras americanas, mas todo o mundo a ser ainda descoberto. O tipo de colonização aqui implantado atendia aos interesses mercantilistas da época, ou seja, cabia à colônia ser fornecedora de riquezas para sua metrópole através da exploração dos recursos naturais coloniais, tais como madeiras, especiarias, ouro e pedras preciosas, além de ser uma área de comércio restrito (Pacto Colonial). Além da exploração econômica, cabe ressaltar a questão da catequese. A exploração se dava em nome do lucro e de Deus. Foram os franceses quem descobriram o rio Tocantins ao encont…

Simulado TEOREMA - Técnico de Enfermagem.

SIMULADÃO
1-O técnico de enfermagem deve ter conhecimento do Sistema Único de Saúde e das leis que orientam as políticas de saúde do nosso país. Fazem parte da lei Orgânica de Saúde n°8080/90, de 19 de setembro de 1990, os seguintes princípios de assistência à saúde:
a) Universalidade, sociabilidade e equidade. b) Universalidade, igualdade e sustentabilidade. c) Integralidade, universalidade e igualdade. d) Integralidade, igualdade e generalidade. e) Igualdade, popularidade e interdisciplinaridade
2-Sr. A.P.O. vai se submetido a uma cirurgia de LOBOMECTOMIA. Para estes fins, o paciente hospitalizado é colocado em posição de Decúbito Lateral, qual a função dessa cirurgia. a) Retirada do baço. b) Retirada do ovário. c) Retirada do Rim. d) Retirada de um lado do pulmão. e) Retirada de um pedaço da orelha
3- A Sra. A.C.R. retorna do centro cirúrgico após submeter-se a remoção das trompas. Esse procedimento cirúrgico recebe a seguinte denominação:
a) quadrantectomia. b) colecistectomia. c) nefrectomia. d) …

SIMULADO DA PM MARANHÃO 2012

CURSO TEOREMA
SIMULADÃO DE GEOGRAFIA DO BRASIL 1. (FCC) A urbanização no Brasil vem sendo acompanhada por alguns fenômenos, tais como, por exemplo, a especulação imobiliária, déficit habitacional, elevada taxa de desemprego urbano, grande número de empregos informais nas cidades acompanhados de baixos salários. Nesse contexto, a conjunção desses fenômenos tem sido responsável A) pela equidade do atendimento médico-hospitalar. B) pela mitigação da pobreza denominada intraurbana. C) pelo crescimento das periferias nas grandes cidades. D) pela transferência da população do campo para a cidade.
2. (CESPE) A atual estrutura do espaço urbano brasileiro apresenta uma rede urbana diferenciada quanto à distribuição no território nacional. São causas dessa diferenciação: (A) a industrialização do Sudeste e a modernização da agricultura na Região Centro-Oeste. (B) a desmetropolização de São Paulo e a industrialização da Região Centro-Oeste. (C) a internacionalização da Amazônia e a criação de novas un…