Pular para o conteúdo principal

Secretário de saúde sinaliza favorável à implantação do serviço de oncologia infantil em Imperatriz

Reunião para discussão de projeto de implantação da Oncologia Infantil em Imperatriz

Após reunir com membros da Associação de Amparo aos Pacientes com Câncer da Região Tocantina (Ampare) na última semana (reveja aqui) para discutir a implantação do serviço de oncologia infantil em Imperatriz, o deputado Marco Aurélio (PCdoB) esteve na tarde desta terça-feira (14), secretaria estadual de saúde, onde foi recebido pelo secretário Carlos Lula e pela subsecretária Karla Trindade. O parlamentar integrou o grupo que lideranças da Região Tocantina que vem reforçando a causa, como a Ampare, tendo também como membro a ex-deputada federal Terezinha Fernandes, bem como a deputada estadual Valéria Macedo, além de representantes do Hospital São Rafael, que há muitos anos realiza serviço de oncologia em Imperatriz. 

O Dr Adriano, oncologista, na ocasião representando o Hospital São Rafael apresentou um projeto de implementação e dos serviços que poderão ser disponibilizados para as crianças em tratamento de câncer de toda a Região Tocantina, contendo o cronograma de adequação da unidade, que ficaria pronta para atender a demanda ainda no primeiro semestre de 2017. "Estivemos em São Luís analisando o serviço ofertado pelo hospital Aldenora Bello e constatamos uma quantidade muito grande de crianças de toda a Região Tocantina. Situação que dificulta tanto o tratamento dessas crianças, por conta do deslocamento, do afastamento de suas famílias, como também acaba sobrecarregando a unidade de São Luís. Temos condições de suprir toda essa demanda, além de dar mais comodidade para os pacientes da região." afirmou o médico.

O projeto tem como objetivo integrar a oncologia infantil ao serviço de quimioterapia, cirurgias oncológicas e ao serviço de radioterapia que já são oferecidos aos pacientes da Região Tocantina pelo governo do estado através de hospitais e clínicas privados e que também agora passará a ser ofertado no hospital macrorregional de Imperatriz, para pacientes adultos.

O secretário Lula aprovou o projeto e irá encaminhar todas as ideias ao governador Flávio Dino para que se busquem as medidas orçamentárias, administrativas e legais para sua execução. "De antemão posso adiantar que trata-se de um projeto viável e de extrema importância para nosso estado. Não tenho dúvidas que contaremos com a sensibilidade e o apoio do governador Flávio Dino para sua aprovação." Destacou Lula;

Marco Aurélio se disse muito feliz com o posicionamento do secretário e destacou seu compromisso em apoiar a causa. "A vida é feita de lutas e esta é uma luta digna, que merece nosso esforço e União. Todos os serviços de tratamento do câncer que hoje são desenvolvidos em Imperatriz foram conquistados com muita luta da sociedade, tendo a Ampare na vanguarda. O governo Flávio Dino contribuiu com uma grande conquista que foi o credenciamento da radioterapia, que atende toda a demanda de nossa região e diminuiu o sofrimento de muitas famílias com o tratamento digno aos pacientes, perto de suas casas e por isso somos imensamente agradecidos. Agora, precisamos avançar no atendimento às nossas crianças que fazem tratamento de câncer. Está mais do que na hora e temos a certeza que o governador Flávio Dino, o secretário de saúde, Dr Carlos Lula envidarão todos os esforços para tornar possível a implantação desse serviço em Imperatriz, para atender toda a nossa grande região."

Para a presidente da Ampare, Adilene Ramos, o apoio do deputado Marco Aurélio foi fundamental para essa conquista. "Desde o início tivemos o apoio do nosso deputado Marco Aurélio na articulação desta causa. Após essa sinalização positiva do secretário Lula esperamos que possamos estar levando mais uma boa notícia para nossa região muito em breve." Declarou Adilene.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS(CONCURSOS E VESTIBULARES)

HISTÓRIA DO TOCANTINS PROFESSOR: ALESSANDRO GORGULHO
1) DESBRAVAMENTO E POVOAMENTO DA REGIÃO
A partir das Grandes Navegações, iniciadas no século XV, começa a constituição de impérios coloniais na América. Os portugueses, pioneiros no processo das navegações, acabaram por garantir para seus domínios parte das novas terras descobertas através da assinatura, em 1494, do Tratado de Tordesilhas, onde dividiu com a Espanha não apenas as terras americanas, mas todo o mundo a ser ainda descoberto. O tipo de colonização aqui implantado atendia aos interesses mercantilistas da época, ou seja, cabia à colônia ser fornecedora de riquezas para sua metrópole através da exploração dos recursos naturais coloniais, tais como madeiras, especiarias, ouro e pedras preciosas, além de ser uma área de comércio restrito (Pacto Colonial). Além da exploração econômica, cabe ressaltar a questão da catequese. A exploração se dava em nome do lucro e de Deus. Foram os franceses quem descobriram o rio Tocantins ao encont…

Comissão especial proposta pelo deputado Marco Aurélio irá analisar impactos da Hidrelétrica de Estreito para seca no Rio Tocantins

Em discurso realizado na manhã desta quarta-feira (05), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), destacou o grave problema da seca que tem impactado seriamente o nível do Rio Tocantins ao longo de seu percurso “maranhense”. Segundo maior rio completamente brasileiro, o Rio Tocantins possui uma enorme importância para o desenvolvimento dos municípios pelos quais passa (Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.). Ocupando uma área de 803.205 km², é a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira, além da terceira do Brasil em potencial hidrelétrico.
O deputado destacou a maior seca enfrentada pelo Rio Tocantins, afirmando que parte do problema é causado pelo impacto ambiental das instalações de usinas hidrelétricas ao longo de seu percurso. “É certo que estamos enfrentando os efeitos graves da estiagem e do El Niño, mas nada tem impactado tanto nosso Rio como as usinas hidrelétricas. Por conta da contenção da água do rio para a geração de energia elétrica, o curso do rio tem sofr…

Simulado TEOREMA - Técnico de Enfermagem.

SIMULADÃO
1-O técnico de enfermagem deve ter conhecimento do Sistema Único de Saúde e das leis que orientam as políticas de saúde do nosso país. Fazem parte da lei Orgânica de Saúde n°8080/90, de 19 de setembro de 1990, os seguintes princípios de assistência à saúde:
a) Universalidade, sociabilidade e equidade. b) Universalidade, igualdade e sustentabilidade. c) Integralidade, universalidade e igualdade. d) Integralidade, igualdade e generalidade. e) Igualdade, popularidade e interdisciplinaridade
2-Sr. A.P.O. vai se submetido a uma cirurgia de LOBOMECTOMIA. Para estes fins, o paciente hospitalizado é colocado em posição de Decúbito Lateral, qual a função dessa cirurgia. a) Retirada do baço. b) Retirada do ovário. c) Retirada do Rim. d) Retirada de um lado do pulmão. e) Retirada de um pedaço da orelha
3- A Sra. A.C.R. retorna do centro cirúrgico após submeter-se a remoção das trompas. Esse procedimento cirúrgico recebe a seguinte denominação:
a) quadrantectomia. b) colecistectomia. c) nefrectomia. d) …