Pular para o conteúdo principal

Deputado Marco Aurélio participa de atividades em Estreito, São João do Paraíso e Ribeirãozinho

O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) em agenda na sexta-feira (08), esteve nas cidades de Estreito, em reunião de trabalho com a reitoria da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) ,São João do Paraíso, para a entrega de equipamentos agrícolas pela prefeitura aos produtores rurais através do Governo do Estado e Ribeirãozinho, na Conferência Municipal do PCdoB.

Estreito

Na reunião de trabalho com a reitora da Uemasul, Elizabeth Fernandes, o prefeito Cícero Neco, vereadores, sindicato dos professores e do sindicato rural, foi discutido o processo de implantação da Universidade no município, assim como o anúncio dos cursos que serão implantados no campus e 10 vagas para professores através de concurso, cujos cargos já serão criados. 

O parlamentar fala da luta para implantar a Uemasul na cidade “desde o início a gente mostrava uma posição estratégica do município e falava da investida do prefeito Cincin. À época, fomos à reitoria UEMA, da UFMA, mas ninguém quis assumir essa realidade e eu coloquei para o governador a disposição do município em avançar com esta parceria para ter a presença da universidade. O Governador aprovou a proposta e a causa tomou forma. A prefeitura doará o prédio à Uemasul e neste momento os encaminhamentos já são para a implantação do campus, com as responsabilidades assumidas por cada parte: Governo do Estado, Uemasul e Prefeitura.

O prefeito de Estreito, Cicin, destaca a ajuda do professor Marco Aurélio “esse cidadão tem uma grande parceria nessa realidade. Ele nos acolheu, nos deu um grande apoio desde o início desse processo e enquanto muitos nem olhavam, ele abraçou a causa. Quando nós não tínhamos nenhuma perspectiva, foi ele que puxou à frente, então ele tem o meu respeito e a minha admiração pelo o que ele fez pela gente” agradeceu.


Na Uemasul de Estreito serão instalados nesse primeiro momento os cursos de Engenharia Agrônoma, Letras, Matemática e Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Física. A reitora Elizabeth Fernandes ressalta que “as licenciaturas são importantes, pois através delas que nós podemos formar uma base educacional forte. É apenas o primeiro passo e a partir dele vamos reforçando esse trabalho" observa a reitora.

São João do Paraíso

Na cidade, foram entregues equipamentos através da Secretaria estadual de agricultura e da Secretaria estadual de agricultura familiar, para a prefeitura e produtores rurais do município. O município recebeu cinco ordenhadeiras mecânicas, um tanque de refrigeração de leite com capacidade de armazenamento de 20 mil litros e um trator com os adicionais de uma grade, raspadeira, carroça agrícola e uma roçadeira.

O produtor rural Enoque Carvalho disse que “esse momento é muito importante, recebendo o apoio do nosso governador Flávio Dino e prefeito, para nós trabalharmos com maior facilidade. Quem é produtor sabe das dificuldades que temos para trabalhar nessa área, principalmente na lida da produção de leite. Desde o ano de 2000 que lutamos, sem nunca termos recebido esse apoio e hoje, pra mim, é muita alegria estarmos recebendo essas ordenhadeiras e o tanque de resfriamento” disse empolgado o produtor.

Marco Aurélio ressalta a importância da agricultura e pecuária na região “a aquisição dessa patrulha agrícola, através da Secretaria de Agricultura Familiar, secretario Adelmo e também com apoio do secretário Clayton Noleto, de Infraestrutura, vem ajudar ao fundamental que é ao trabalho. O que está sendo feito aqui é o estímulo à produção, pois com esses equipamentos que o governador Flávio Dino garantiu para São João do Paraíso, os produtores terão um apoio fundamental para trabalhar, gerar renda, pois é isso que muda a vida das pessoas” 

O Prefeito Beto Regis (PCdoB) agradeceu o total apoio que o Governador Flávio Dino tem dado ao município e à sua gestão, parabenizando a população por receber esses benefícios.

Ribeirãozinho


Marco Aurélio esteve ainda nessa sexta-feira (08) na Conferência Municipal do PCdoB em Ribeirãozinho onde destacou a sua importância “essa conferência tem vários significados: um, é o posicionamento do nosso partido, partido orgânico, que conduz junto com os partidos aliados um trabalho que resgata a esperança da população, com o nosso Governador Flávio Dino; o segundo, é reafirmar o nosso apoio ao professor Geraldo Braga (PCdoB), prefeito dessa cidade” destacou o deputado estadual, que nesta parceria ajuda a reconstruir o município, mesmo enfrentando a enorme crise que tem reduzido drasticamente as receitas dos municípios e estados.

A conferência municipal do PCdoB definiu o prefeito Geraldo Braga como presidente municipal e Venilson Batista como vice-presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS(CONCURSOS E VESTIBULARES)

HISTÓRIA DO TOCANTINS PROFESSOR: ALESSANDRO GORGULHO
1) DESBRAVAMENTO E POVOAMENTO DA REGIÃO
A partir das Grandes Navegações, iniciadas no século XV, começa a constituição de impérios coloniais na América. Os portugueses, pioneiros no processo das navegações, acabaram por garantir para seus domínios parte das novas terras descobertas através da assinatura, em 1494, do Tratado de Tordesilhas, onde dividiu com a Espanha não apenas as terras americanas, mas todo o mundo a ser ainda descoberto. O tipo de colonização aqui implantado atendia aos interesses mercantilistas da época, ou seja, cabia à colônia ser fornecedora de riquezas para sua metrópole através da exploração dos recursos naturais coloniais, tais como madeiras, especiarias, ouro e pedras preciosas, além de ser uma área de comércio restrito (Pacto Colonial). Além da exploração econômica, cabe ressaltar a questão da catequese. A exploração se dava em nome do lucro e de Deus. Foram os franceses quem descobriram o rio Tocantins ao encont…

Simulado TEOREMA - Técnico de Enfermagem.

SIMULADÃO
1-O técnico de enfermagem deve ter conhecimento do Sistema Único de Saúde e das leis que orientam as políticas de saúde do nosso país. Fazem parte da lei Orgânica de Saúde n°8080/90, de 19 de setembro de 1990, os seguintes princípios de assistência à saúde:
a) Universalidade, sociabilidade e equidade. b) Universalidade, igualdade e sustentabilidade. c) Integralidade, universalidade e igualdade. d) Integralidade, igualdade e generalidade. e) Igualdade, popularidade e interdisciplinaridade
2-Sr. A.P.O. vai se submetido a uma cirurgia de LOBOMECTOMIA. Para estes fins, o paciente hospitalizado é colocado em posição de Decúbito Lateral, qual a função dessa cirurgia. a) Retirada do baço. b) Retirada do ovário. c) Retirada do Rim. d) Retirada de um lado do pulmão. e) Retirada de um pedaço da orelha
3- A Sra. A.C.R. retorna do centro cirúrgico após submeter-se a remoção das trompas. Esse procedimento cirúrgico recebe a seguinte denominação:
a) quadrantectomia. b) colecistectomia. c) nefrectomia. d) …

SIMULADO DA PM MARANHÃO 2012

CURSO TEOREMA
SIMULADÃO DE GEOGRAFIA DO BRASIL 1. (FCC) A urbanização no Brasil vem sendo acompanhada por alguns fenômenos, tais como, por exemplo, a especulação imobiliária, déficit habitacional, elevada taxa de desemprego urbano, grande número de empregos informais nas cidades acompanhados de baixos salários. Nesse contexto, a conjunção desses fenômenos tem sido responsável A) pela equidade do atendimento médico-hospitalar. B) pela mitigação da pobreza denominada intraurbana. C) pelo crescimento das periferias nas grandes cidades. D) pela transferência da população do campo para a cidade.
2. (CESPE) A atual estrutura do espaço urbano brasileiro apresenta uma rede urbana diferenciada quanto à distribuição no território nacional. São causas dessa diferenciação: (A) a industrialização do Sudeste e a modernização da agricultura na Região Centro-Oeste. (B) a desmetropolização de São Paulo e a industrialização da Região Centro-Oeste. (C) a internacionalização da Amazônia e a criação de novas un…